Fale conosco

(11)  2359-8976

(11) 983-890-330

Om Anpu

Rua Caçador de Esmeraldas, 122

Email 

​paulospada@omanpu.com.br

  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Flickr Long Shadow

OS 72 NOMES DE DEUS

 

 

 

 

1/7

O Shem ha-Mephorash

      O significado intrínseco do tetragramaton ( HWHY ou HVHI ) é ser um símbolo de existência. Ele representa os quatro pontos cardeais, os quatro mundos dos kabalistas, os quatro Elementos, as estações do ano, etc...O nome pode ser transcrito de doze maneiras diferentes, as quais todas significam ser.

    As doze permutações são conhecidas como “as doze bandeiras do nome poderoso” e estão relacionadas com as tribos de Israel e com os signos do zodíaco. Os nomes são os seguintes:

HVHY (Aries/ Gad), VHHY (Touro/ Efraim), HHVY (Gêmeos/ Manassés), YHVH (Câncer/ Isacar), HYVH (Leão/ Judá),VYHH (Virgem/ Naftali), HYHV (Libra/ Assur), YHHV (Escorpião/ Dan), HHYV (Sagitário/ Benjamin),VHYH (Capricórnio/ Zebulon), HVYH (Aquário/ Rubens), VYHH (Peixes/ Simeão).

A deidade tem outros nomes de quatro letras, que são AHIH (existência), ADNI (senhor) e AGLA; este é uma versão nortarikon da frase,Atah gebor leolam Adonai (sois para sempre poderoso, oh senhor).

Uma das maneiras de se extrair os 72 nomes de YHWH é através da colocação do nome em um triangulo

    Na Guimatria (numerologia Hebraica) cada letra do Alfabeto  equivale a uma número, desta forma se nos convertemos em números as letras do Tetragramaton obteremos o numero 72 em somatória. 

    Outra forma de se chegar ao número 72 é através dos dois nomes de deus de quatro letras cada YHVH (YAVEH) e  ADNI (ADONAI).

     Os dois nomes quando somados e misturados formam um nome de 8 letras o  IAHDVNHY, se multiplicarmos essas oito letras pela tríade superior da arvore da vida obteremos o número 24 que esta relacionado com os 24 tronos dos anciões do apocalipse, cada um desses anciões possui uma coroa dourada que emana 3 raios, sendo que cada raio tem um nome e um poder que são governados por YHVH.

    Ainda se multiplicarmos os três raios de cada coroa (24x3) obteremos o número 72 que é conhecido como “o nome dividido” de deus.

 

Desta forma se extrai misticamente os 72 nomes de YHVH.

 

Quando escrito em hebraico, cada um dos versículos possui 72 letras. Para se obter o nome de cada um dos 72 anjos, coloca-se cada versículo em ordem crescente um sobre o outro.

Para se extrair os nomes é necessário ler o versículo 19 da direita para a esquerda, o versículo 20 da esquerda para direita, e o versículo 21 da direita para a esquerda, assim se formam os 72 nomes de três letras cada. Por isso, o Shem Ha-Mephorasch também é chamado de o “Nome Dividido”.

 

Tabela com os 72 Nomes em hebraico:

   Como demonstra o versículo 10 do livro do apocalipse os 24 anciões e seus 72 anjos estão a serviço daquele que esta sentado no trono (YHVH), estes setenta e dois nomes são escritos nas folhas da arvore da vida que servem para a cura das nações, eles também são os 72 nomes da escada de Jacó, na qual os anjos de deus sobem e descem.

    A partir dos 72 Nomes de três letras cada, são formados os Nomes de 72 Anjos da Presença Divina pela adição do sufixo YH (Misericórdia, Benevolência) ou do sufixo EL (Severidade, Julgamento). Estes Anjos com nomes agora de 5 letras são ligados aos decanatos do Zodíaco, havendo um deles para cada quinário (conjunto de 5º) ou dois deles para cada decanato (conjunto de 10º).

    Assim, o Shem Ha-Mephoresch corresponde aos 72 quinários do Zodíaco ou aos 36 decanatos do mesmo. Como cada signo contém três decanatos, cada signo abrange seis Anjos.

    O zodíaco é dividido então pelas 4 letras do nome de deus, sendo que cada letra corresponde a um elemento como fica demonstrado na tabela abaixo: