Fale conosco

(11)  2359-8976

(11) 983-890-330

Om Anpu

Rua Caçador de Esmeraldas, 122

Email 

​paulospada@omanpu.com.br

  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Flickr Long Shadow

Medicina Tradicional Chinesa

 

 

    A medicina tradicional chinesa (MTC)  é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas no curso de seus 7000 anos de historia escrita., sendo a MTC  utilizada principalmente como medicina alternativa, com caráter complementar - e não substitutivo - à medicina alopática .   
   

    A MTC foi desenvolvida empiricamente a partir da experiência clínica, e documentada em muitos textos, hoje clássicos como o livro do Imperador Amarelo,  aonde Se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de dualidade yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos Canais ou meridianos do corpo humano.

    Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, a MTC procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos, sendo os principais:

 

    Acupuntura (針疚)

    Tui Na ou Tuiná (推拿)

    Moxabustão (艾炙)

    Ventosaterapia (拔罐)

    Fitoterapia chinesa (中药)

    Terapia alimentar chinesa (食療) ou dietoterapia chinesa

Dentro da praticas da chinesas existem também exercícios integrados a prática de meditação relacionadas à respiração e à circulação da energia, como o qi gong, o Tai ji quan e outras artes marciais chinesas internas que contribuem para o reequilíbrio do organismo.

     Estas práticas são consideradas simultaneamente métodos profiláticos para a manutenção da saúde e formas de intervenção para recuperá-la. Práticas como o Zhan Zhuang , o Baduanjin e o Lian gong são realizadas atualmente fora do contexto das artes marciais.

    Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.

   O objetivo dos esforços externos deveria se focar em cuidadosamente auxiliar as funções de auto cura do corpo humano, sem interferir.

    Atualmente, a medicina tradicional chinesa está progressivamente incorporando técnicas e teorias da medicina ocidental em suas práticas, em especial os tipos de exames sem características invasivas.

 

    Outras técnicas associadas a estes métodos

    Gua Sha ou "esfregar moedas" (刮痧), técnica associada ao Tui Na.

    Auriculopuntura (耳燭療法), especialidade da acupuntura.

Iracema dos Anjos

 É Enfermeira Acupunturista pós-graduada pela Faculdade CEATA, Baseada na Filosofia Oriental e no Atendimento Integral.

  Atuando na Om Anpu com Acupuntura e auriculoterapia

 

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica, que usa a base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Ela geralmente é utilizada juntamente com a acupuntura sistêmica (corpo), que é, atualmente, uma das terapias chinesas mais populares em diversos países...